quarta-feira, 9 de abril de 2008

Uma nova era...

Olá a todos, desculpem não ter colocado isto no nosso blog ontem mas eu ainda não percebo muito bem estas novas tecnologias, têm de ter paciência. Entratanto uma caloira muito empenhada ensinou-me a utilizar este verdadeiro quebra-cabeças. Aqui fica o que enviei a todos no e-mail:
Boa noite!
Caros tuninhos,Para quem não compareceu hoje na reunião que decorreu na hora do ensaio, passo a mencionar todos os assuntos abordados e as decisões tomadas. Em primeiro lugar gostaria de dizer que a reunião foi, na minha opinião, talvez o maior passo que neste momento a Tuna poderia ter dado. A atitude que todos os que estavam presentes demonstraram deixou-me mesmo muito feliz e orgulhosa. Espero que todos os que não puderam estar presentes tomem conhecimento deste e-mail e que em caso de dúvida perguntem aos seus superiores. E digo superiores porquê, perguntam voces...pois acontece que surgiram algumas alterações no que respeita à organização da Tuna.Já que a TunaSabes, nesta nova fase, pretende não cortar com qualquer tipo de tradição académica e portanto manter a Música aliada ao Espírito Académico. Existe agora uma hierarquia que deve ser respeitada. Esta hierarquia é a seguinte, começando do topo:

Tunos
Zé Bastos
Caloiros
Provetas


Além de todas estas posições dentro da Tuna existe ainda uma outra que é considerada como uma posição equivalente à de Tuno, a posição de Magister. Este é o responsável por dirigir todos os ensaios da Tuna, incluindo as convocações dos elementos da tuna para as actuações, esta posição não implica que o Conselho Musical deixe de existir, pode existir claro, mas é o Magister que dirige e dá a última palavra em assuntos musicais. Outra das responsabilidades deste Magister é a de ser ele a tomar as últimas decisões relativamente às actuações, o que inclui o antes e o durante.

Além da posição de Magister, que foi decidida por todos, as outras posições só podem sofrer alterações segundo "ordens superiores", ou seja, são as pessoas que têm mais experiência de tuna e portanto posições mais elevadas, que podem alterar a posição de todos os elementos da tuna, em parceria com o Magister. Esta alteração pode ser feita progressivamente ou regressivamente consoante a dedicação e o trabalho desempenhado por cada elemento dentro da tuna e para a tuna. Sendo assim, compete a cada elemento conseguir atingir o seu lugar lá dentro.

Passo a referir as posiçoes em que cada um dos elementos se encontra neste momento:

Magister:
Tiago Pires

Tunos:
Patricia Felgueiras, Miguel Pimentel e Rafaela Salvado( Vice-Magister,responsável por ajudar o Magister em tudo o que este precisar em termos de organização)

Zé Bastos:
Sofia Bernardino, David Martins, Carina Louro (Tesoureira), André Gil, Luis Batista

Caloiros:
Teresa Medeiros, Ana Silva, Silvia Caçador, João Marujo, Ana Soares, Vitor Almeida, ângelo Cunha, Rita Correia, Inês Teixaira, Raquel Duarte, Patricia Pedro (Tesoureira), Linda Inês, Inês Teixeira, Inês Ferreira, Diana Matos, Cátia Almeida, Filipa Carvalho, Andreia Campos, Ana Cordeiro, Ana Cerqueira.



Ficou também decidido que em todos os ensaios de 5ªfeira seriam abertas audições a possiveis candidatos a provetas. Quem neste momento quiser entrar na Tuna terá de se dirigir à Tuna e pedir uma audição, essa pessoa será ouvida e em seguida irá ser colocada à experiência, ou seja, a pessoa tem de mostrar que quer entrar na Tuna, não basta ter não sei kantos graus do conservatório.lol.

Os ensaios agora serão às terças e quintas, ainda com o horário a decidir, embora a da próxima 5ª tenha ficado para a hora habitual.

Os responsaveis pelas mensagens de telemoveis são a Diana, a Teresa e a Rafaela. Sendo que ficou também decidido que é fundamental que sempre que se envie uma msg a avisar de qualquer coisa, se deva responder imediatamente para evitar outro tipo de situações menos boas.

Ficou decidido na reunião que o Tiago Esteves não faz mais parte da lista de elementos da tuna, e como tal, não pode utilizar a sala e os instrumentos da tuna independentemente da situação.


As próximas actuações serão:

Festa da ESE no Cenoura - 30 de Abril
II Tarde de Convivio da TUIST - 3 de Maio
Entrega de Diplomas na ESE - 15 de Maio
Vimieiro - 17 de Maio


Ficou decidido que todos os meses, pelo menos uma vez, a tuna vai jantar, ou faz uma churrascada ou um jantar num restaurante à escolha. Desta forma pretende-se criar mais situações de convivio, que não apenas os ensaios.

O tempo de ensaio, visto ser curto, tem de ser aproveitado e por isso mesmo pede-se a todos que sejam pontuais, assiduos e que se comportem de modo rentabilizar o trablho.




Não se esqueçam de ver o blog a tuna, onde muitas vezes são colocadas informações necessária a um bom funcionamento interno.

"Somos nós que neste momentp temos o privilégio de continuar a alimentar o sonho que alguém há 14 anos atrás sonhou e tornou realidade!" - fafy



Sei que não referi muita coisa, mas perguntem na 5ª feira no ensaio as 17.30


Saudações Académicas
Tuno Rafaela

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho pena de nãO ter estado presente nessa reunião. Estou a ver que a tuna está a avançar e a tomar decisões positivas para que isso aconteça. No entanto, visto que não estive presente, mas que faço parte do grupo, espero poder deixar a minha opinião sem que ninguém me critique por isso. Acho muito bem que haja posições hierárquicas, nomeadamente as de tesoureiro e magister, na tuna para que as coisas andem organizadas e fluentes. Acho muito bem que se façam jantares para estimular o convivio e as relações "extra-ensaios" entre nós. Acho muito bem que se façam as tais audições se as pessoas pedirem. Mas, e permitam-me dizê-lo, parece-me pela forma como foi escrito o post, ou pelo menos pela forma como o interpretei, que as coisas talvez possam ficar demasiado rígidas. Ninguém, mais do que eu, apoia tanto a pontualidade e a assiduidade, e vocês sabem-no, ninguém, mais do que eu, gosta tanto da tuna e ninguem, mais do que eu, quer ver aquilo andar para a frente, mas não penso que seja com regras e imposições que lá cheguemos. Posso ter interpretado mal o post, espero que sim, e nesse caso peço desculpas a todos e principalmente a minha fafinha, mas se a interpretação que lhe dei foi a correcta pareceram-me decisões um tanto ou quanto castradoras. Obviamente que se todos concordarem, eu não me vou opôr a elas, mas queria só deixar a minha opinião (e dizer que tenho pena de não ir a esses concertos todos!=( Tenho mesmo...), esperando não ferir ninguém, porque não é esse o objectivo.

Um super-hiper-mega beijinho para os meus tuninhos

Anónimo disse...

Fiquei mt contente ao ler este post/mail!!
Acho que a tuna estava a precisar de um "abanão", pois as faltas de respeito entre as pessoas, pelo menos na altura em q eu vim pa polska, estavam a ser mais que muitas (faltar aos ensaios sem razao, faltar aos ensaios todos e dp ir as actuações, ou melhor, dizer que vao as actuaçoes e n momento "H" nao ir e ainda ficar chateado por uma razao qqr estupida q n me lembro!! entre outras coisas).
Concordo inteiramente com a re-introduçao da hierarquia na tuna e tb acho q os cargos das pessoas foram bem escolhidos !!
Nunca me tinha lembrado mas acho bem que haja um dia de ensaio da tuna que seja tipo "audiçao" pa alguem e que, se for bom, dp tenha um tempo de experiencia pq a maioria das vezes as pessoas pensam q a tuna é uma brincadeira e q é so cantar! e todos sabemos que nao!
ADOREI o compromisso das churrascadas e jantares e convivios extra-ensaios!!! =D
Espero... mas espero mesmo... que, daqui para a frente, consigam ser pontuais e aproveitar ao maximo o tempo do ensaio pq se nao vai ser o mesmo de sempre: o ppl chega atrasado, dp n lhe apetece trabalhar e quem chegou a horas e quer fazer alguma coisa cm deve ser fica aborrecido e n vale a pena! Até pq, como todos nos sabemos, ag no final do ano TODA A GENTE tem menos tempo livre, logo APROVEITEM BEM aquele q esta destinado aos ensaios da tuna! (por favor...)

Desculpem isto td, mas tb me senti no direito de expressar a minha opiniao... até pq "ninguem mais do que eu"(como a ana claudia adora dizer! =D) gosta tanto da Tuna e a quer ver brilhar!

buzakis
gosto mt de vcs <3

PS:tb concordo com a expulsao do esteves! mas isso ja toda a gente tava careca de saber...